sábado, 3 de novembro de 2012

Fazer nada é o melhor que fazemos

Ócio construtivo é construir no momento do ócio. Ou seja, quando não estamos fazendo nada, podemos produzir algo: idéias, refletir sobre as coisas salutares, mas também sobre as coisas que não saíram conforme o planejado.


Ócio construtivo. Será esse o motivo de nossa sociedade não crescer?
Por isso as civilizações cresciam tão rapidamente antigamente. Ninguém sabia ler direito, não tinha TV ou internet, a melhor coisa a se fazer era ficar olhando para as chamas de fogo e as faíscas que fugiam da lareira. O melhor a se fazer era pensar. "De onde viemos?" "Para onde vamos?" "E por que pacas eu fico olhando essa lareira enquanto podia observar a vida alheia?"
Crescemos. Vivemos num lugar onde podemos conhecer o mundo inteiro por uma tela de computador. Podemos se comunicar por todo tipo de meio. 
Mas eu devo ter nascido na época errada.
Sou tão avoada e absorta que pratico ócio construtivo a cada distração e a cada "Olha! Um besouro!" enquanto recebo bronca. A cada momento que deixo pessoas no vácuo, que saio sem avisar ou me importar. E no meio de meus ócios construtivos me toquei: "Estamos numa sociedade sem ócio construtivo"
Paramos de crescer porque temos muito lazer e entretenimento (não que eu reclame disso). Fazer nada é a melhor coisa que podemos fazer entre tantas coisas que podemos fazer.
A sociedade está acomodada e necessita  de pessoas "ócio construtivas".
E agora tenho mais um motivo para querer me tornar uma escritora.

Cada um em seu casulo, em sua direção, 
vendo de camarote a novela da vida alheia
Sugerindo soluções, discutindo relações
Bem certos de que a verdade cabe na palma da mão
Mas isso não é uma questão de opinião
Mas isso não é uma questão de opinião
E isso é só uma questão de opinião...

(Pitty - Teto de Vidro)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

✿Faça parte desse mundo que chamo de meu;
✿Nada de comentários ofensivos;
✿Comente algo que tenha a ver com o post;
✿Deixe o link do seu blog para que eu possa te visitar;
✿Críticas são bem vindas, estou aqui para aprender.